O uso de boné ou chapéu pode provocar calvície?

Assim como a internet oferece fórmulas mágicas para tratar algum problema sem diagnóstico, as pessoas também podem propagar informações sem nenhum tipo de fundamento. Isto acontece porque é muito comum as pessoas se basearem em suas próprias experiências e se apropriarem disso, sem pesquisar para saber qual a causa do problema. Quem nunca ouviu falar que tomar leite com manga faz mal? Ou que não pode andar descalço porque pode ficar gripado? São incontáveis as histórias que ouvimos de nossos pais, avós e tios, que foram passadas de geração em geração.

Se você já ouviu que usar boné, chapéu ou qualquer tipo de adereço na cabeça pode provocar calvície, pode ficar tranquilo que tudo não passa de um mito. Este é um assunto bastante recorrente durante as consultas do médico dermatologista, Baltazar Sanabria, na Clínica Sanabria. “O paciente chega no consultório e diz que a mãe dele reclama para ele não usar boné porque isso vai deixá-lo careca. Então eles acabam achando que é uma certeza”, explica.

Segundo Sanabria, isso não é verdade, pois a calvície não tem nenhuma relação com o uso destes adereços. “Ela é uma doença que é herdada de maneira genética, seja de pai para filho (a) ou de mãe para filho (a). Como é uma doença multigênica, vários genes estão relacionados a calvície”, completa.

“Mas eu uso boné e percebi que o meu cabelo começou a cair mais”. O dermatologista explica que o que pode acontecer é que usar boné, chapéu ou até gel de cabelo, pode ser um fator agravante e de piora da calvície. “Quando o paciente estiver com o cabelo úmido ou molhado é muito importante evitar o uso destes adereços. A umidade pode ser um meio favorável para proliferação de alguns tipos de fungos e pode provocar uma piora da caspa que o paciente já tem”, Sanabria acrescenta que a caspa intensa pode levar a agravar a calvície tanto masculina como feminina.

Por isso, é muito importante priorizar a avaliação médica, pois somente assim a informação será correta. E é a partir da consulta que o diagnóstico e tratamento apropriado será indicado para o seu caso.

Facebook
WhatsApp
Telegram

Mais conteúdos

Veja os conteúdos relacionados em nosso blog

Técnica no transplante capilar permite o uso de pelos do corpo

A calvície é uma questão muito delicada para quem sofre desta doença. Muitas pessoas deixam…

O uso de boné ou chapéu pode provocar calvície?

Assim como a internet oferece fórmulas mágicas para tratar algum problema sem diagnóstico, as pessoas…

Diagnóstico x Internet: a importância da avaliação médica para tratar queda de cabelo

Você já pesquisou sintomas no Google para saber qual o seu diagnóstico? Com o acesso…

plugins premium WordPress