A calvície é uma questão muito delicada para quem sofre desta doença. Muitas pessoas deixam de viver certos momentos por vergonha de uma falha no couro cabeludo ou da testa um pouco mais avantajada. É por isso que o transplante capilar tem se tornado cada vez mais comum em quem deseja aumentar a sua autoestima. Com a evolução dos métodos e tecnologia, é possível usar pelos do corpo como opção de área doadora para quem já possui um grau avançado de calvície.
Na técnica FUE (Follicular Unit Extraction), as unidades foliculares são retiradas de um local da cabeça para ser implantada na área desejada e normalmente as raízes capilares são extraídas da região da nunca. Segundo o Dr. Baltazar Sanabria, médico dermatologista da Clínica Sanabria, para quem não tem esta área doadora ou tem uma área limitada, existe a opção do método ‘Body Hair Transplant’, que utiliza pelos do corpo como um complemento para o transplante capilar.
Um dos casos mais recentes, e que chamou bastante atenção do público, foi a cirurgia do apresentador David Brazil. O artista brasileiro, que já havia realizado alguns transplantes anteriormente, decidiu utilizar também os pelos da barba para implantar em seu couro cabeludo. Em suas redes sociais, ele compartilhou todo o processo, desde a preparação até o pós-transplante.
Além dos fios da barba, outras regiões também podem ser usadas como opção de área doadora, como pelos do peito, costas, pernas, entre outros. Sanabria explica que por mais que possam ser utilizados, os pelos são diferentes em relação aos do couro cabeludo e, por isso, é preciso manuseá-los de maneira estratégica para que não haja diferença entre eles. “A opção mais interessante de área doadora são os pelos da barba, pois pode ter um crescimento maior e, com resultado disto, trazer volume para o couro cabeludo”, completa.
Sanabria finaliza que é necessário avaliar o caso com um especialista para saber qual o grau de calvície e o que deve ser feito. O importante é saber que este método é sim possível.