Como o cabelo reage durante o inverno Quais os mitos sobre o cabelo durante essa temporada

Introdução

Com a chegada do inverno, muitas pessoas começam a se preocupar com os cuidados necessários para manter os cabelos saudáveis e bonitos. Nesse período, surgem diversos mitos e crenças sobre o que realmente faz bem ou mal para a saúde dos cabelos, todavia, essas situações podem na verdade levar a uma piora de quadros e até mesmo no aparecimento de problemas no couro cabeludo.

Dr Marcelo Zanolli, dermatologista especializado em tricologia.

Para isso convidamos o Doutor Marcelo Zanolli, dermatologista especializado em Tricologia, para nos ajudar a desvendar alguns desses mitos e esclarecer o que é verdade quando se trata de cuidados capilares durante o inverno.

1. Como as baixas temperaturas e a umidade do ar no inverno afetam a estrutura do cabelo? Quais são os principais desafios que as pessoas enfrentam ao tentar manter a saúde capilar durante esta estação, e como esses desafios diferem de outras estações?

 – As temperaturas frias e a baixa umidade do ar que são características dessa estação, tende a provocar o ressecamento intenso dos fios. Enquanto, que o uso de água quente na hora de lavar os cabelos, bem como o uso excessivo de produtos hidratantes podem causar oleosidade excessiva nos fios, portanto, o maior desafio para essa época do ano é manter a hidratação dos fios sem causar oleosidade em excessos.

2. Muitas pessoas acreditam que lavar o cabelo com menos frequência no inverno ajuda a mantê-lo mais saudável. Esse é um mito ou uma verdade? Quais são as melhores práticas recomendadas por especialistas para a frequência de lavagem do cabelo durante o inverno?

– Em relação a frequência da lavagem isso se aplica a todas as estações, não existe uma regra específica para todos, cada um tem a sua necessidade. o objetivo aqui é manter o couro cabeludo limpo, livre de impurezas e de excessos de oleosidade, sem causar um ressecamento dos fios, inclusive, uma técnica adequada com a aplicação do xampu focada no couro cabeludo e do condicionador focado no comprimento dos fios pode ajudar bastante nesse quesito.

Aqui algumas dicas para a lavagem de cabelos em diferentes situações:

  • Cabelos Oleosos: Podem precisar ser lavados diariamente ou em dias alternados para controlar o excesso de oleosidade.
  • Cabelos Secos ou Crespos: Geralmente, podem ser lavados com menos frequência, talvez uma ou duas vezes por semana, para evitar a remoção excessiva dos óleos naturais do couro cabeludo.
  • Cabelos Normais: Lavar em dias alternados ou a cada dois dias costuma ser suficiente para manter o equilíbrio.

3.  Há um mito de que o uso constante de chapéus e gorros pode causar queda de cabelo ou prejudicar a saúde do couro cabeludo. O que a ciência diz sobre essa afirmação? Existem tipos específicos de acessórios de inverno que são mais recomendados para minimizar possíveis danos ao cabelo?

– Essa é uma dúvida muito frequente, mas o uso de boné, gorros e outros acessórios por si não causam queda de cabelo. Porém, precisa-se tomar cuidado com alguns tecidos que podem produzir atrito e provocar um processo de quebra dos fios do couro cabeludo e frizz tecidos a base lã ou acrílico. É aconselhável, o uso de bonés, gorros e cachecóis a base de cetim ou ceda, mas se caso preferir usar um acessório mais quente, pode-se forrar com esses tecidos para evitar o contato direto com o couro cabeludo. Enquanto isso, o algodão, o tecido que mais usamos, estaria no meio-termo não sendo tão prejudicial como outros. Outra dica importante é evitar o uso de roupas muito apertadas, para diminuir o atrito com os cabelos.

4. Produtos como condicionadores profundos e óleos capilares são frequentemente promovidos como essenciais para o cuidado do cabelo no inverno. Até que ponto esses produtos são realmente necessários e eficazes? Existe o risco de excesso de hidratação ou sobrecarga de produtos, e como encontrar um equilíbrio adequado?

– Devido essa maior tendencia do ressecamento dos fios durante o inverno, o uso desses condicionares mais potentes e cremes sem enxague e até mesmo de alguns óleos pode sim ser benéfico. O importante é ficar atento na forma de correta de aplicação, e logicamente, usar o produto adequado para o seu tipo de cabelo.

Uma regra geral é que esses produtos não foram desenvolvidos para serem aplicados diretamente no couro cabeludo, portanto devemos seguir as seguintes recomendações:

Cabelos longos: Pessoas que tem cabelos longos devem aplicar do meio para as pontas do cabelo, ou seja, no comprimento dos fios

Cabelos curtos: Pessoas com cabelos curtos quando necessitarem dessa aplicação, devem colocar um pouco do produto no centro da palma da mão e aplicar nos fios de forma circular sem levar esse produto para a ponta dos dedos e sem aplicá-los diretamente nas raízes.

5.Algumas pessoas acreditam que o uso de água quente durante a lavagem do cabelo no inverno pode causar mais danos do que benefícios. Qual é o impacto real da temperatura da água no cabelo e couro cabeludo? Quais são as recomendações dos especialistas para a temperatura ideal da água e a frequência de tratamentos térmicos durante o inverno?

– Infelizmente não é mito, embora seja muito bom tomar um banho quente no inverno, o uso de água quente nos cabelos pode ser prejudicial, a água quente acaba removendo a oleosidade do couro cabeludo de forma excessiva, o que o nosso corpo entende como uma agressão, levando as glândulas sebáceas a produzirem sebo de forma excessiva. Essa produção exagerada pode levar a oclusão (fechamento dos poros do couro cabeludos) dos folículos e pode levar a formação da dermatite seborreica, a famosa caspa.

A dica aqui é, você não precisa lavar a cabeça apenas na água gelada, mas usar a água menos quente possível, um truque seria usar aquecedores no banheiro para não precisar usar à água tão quente nos dias frios.

Conclusão

Desvendar os mitos sobre cuidados com o cabelo no inverno é fundamental para manter os fios saudáveis e bonitos durante toda a temporada. Adotar práticas adequadas, como lavar o cabelo com água morna, usar chapéus de materiais suaves, manter uma rotina de hidratação e não esquecer do protetor térmico, são passos essenciais para proteger o cabelo das adversidades do clima frio. Com essas dicas, você pode desfrutar de um cabelo bonito e saudável, independentemente da estação do ano.

Facebook
WhatsApp
Telegram

Mais conteúdos

Veja os conteúdos relacionados em nosso blog

A Importância dos Resultados Naturais no Transplante Capilar

Introdução Nos últimos anos, o avanço nas técnicas de transplante capilar tem proporcionado resultados cada…

Células- Tronco como Promessa de Regeneração Capilar

Introdução Os transplantes capilares têm sido uma solução amplamente procurada para combater a calvície e…

plugins premium WordPress
Tire suas dúvidas