Doenças Capilares

Alopecia Areata

O que é

A alopecia areata é uma condição em que ocorre a perda de cabelo em áreas específicas do couro cabeludo ou do corpo. Tanto homens quanto mulheres podem ser afetados por essa condição, porém, as diferenças na apresentação clínica podem ser notáveis.

Nos homens, a alopecia areata geralmente se manifesta com áreas circulares de queda de cabelo, podendo aparecer tanto no couro cabeludo quanto na barba. Já nas mulheres, as áreas de perda de cabelo podem ser mais difusas e menos definidas, afetando uma maior extensão do couro cabeludo.

Além disso, a alopecia areata pode ser mais comum em homens do que em mulheres, mas as razões para essa diferença ainda não são totalmente compreendidas. O tratamento para ambas as formas de alopecia areata geralmente envolve terapias tópicas, orais ou injetáveis, dependendo da extensão e gravidade da condição.

Sintomas

Causas

Entre as possíveis causas do distúrbio, estão fatores genéticos (em 10% a 42% dos casos, há outras pessoas na família com o problema) e imunológicos, como vitiligo, problemas da tireoide e lúpus eritematosos, por exemplo. O principal dano aos pacientes é o psicológico. A interferência na rotina diária nos casos mais extensos pode prejudicar a qualidade de vida. Diversos fatores estão envolvidos no seu desenvolvimento, como a genética e a participação autoimune. Os fios começam a cair resultando mais frequentemente em falhas circulares sem pelos ou cabelos. A extensão dessa perda varia, sendo que, em alguns casos, poucas regiões são afetadas. Em outros, a perda de cabelo pode ser maior. Há casos raros de alopecia areata total, nos quais o paciente perde todo o cabelo da cabeça; ou alopecia areata universal, na qual caem os pelos de todo o corpo. A alopecia areata não é contagiosa. Fatores emocionais, traumas físicos e quadros infecciosos podem desencadear ou agravar o quadro. A evolução da alopecia areata não é previsível. O cabelo sempre pode crescer novamente, mesmo que haja perda total. Isto ocorre porque a doença não destrói os folículos pilosos, apenas os mantêm inativos pela inflamação. Entretanto, novos surtos podem ocorrer. Cada caso é único. Estudos sugerem que cerca de 5% dos pacientes perdem todos os pelos do corpo.

Tratamento

O tratamento varia conforme a gravidade da queda capilar e, geralmente, é feito com injeções e pomadas que são aplicados no couro cabeludo. Os casos mais graves são tratados com corticoides e imunossupressores.

Conheça a Sanabria

A Sanabria é um centro de referência em tratamentos capilares, oferecendo diversas opções de tratamento para queda de cabelo, calvície e outras condições capilares. Se você está enfrentando problemas capilares e deseja recuperar a saúde e a beleza dos seus cabelos, agende uma consulta na Sanabria e conheça as opções de tratamento disponíveis para você.

Agende sua Consulta por Telemedicina ou Presencial

Unidade Campo Grande
R. Dr. Eduardo Machado Metelo, 393 Chácara Cachoeira
– Campo Grande/MS

Unidade Dourados
R. Izzat Bussuan, 1580 JD. Iatipu – Dourados/MS

Unidade São Paulo
Avenida Paulista 91 Conjuntos 108 e 109 – Bela Vista – São Paulo/SP

Pessoas reais, resultados reais

Veja o que nossos pacientes relatam

plugins premium WordPress